Leandro Loreto

A Cultura da Aceleração

Pessoas conversando.
Pessoas conversando.
“Deixa eu terminar de falar, porra!”

A Cultura da aceleração

Esses dias li um tweet no X que dizia que as pessoas estão sem paciência para conversar e que, quase sempre, interrompem uma à outra enquanto estão conversando. Inclusive o post cita no final: “Não sei se o nível de ansiedade geral aumentou…”.

Embora o post fale de algo da vida real, ou seja, fora da internet, eu acredito que o causador do aumento da ansiedade geral seja o nosso mundo digital. Inclusive eu tenho um nome para essa mudança de comportamento: eu chamo de A Cultura da Aceleração.

Mas o que causa o desenvolvimento desses comportamentos?  

Não sou psicólogo, mas gosto de observar o comportamento humano. Com isso, observei que alguns hábitos podem estar ocasionando esses comportamentos. Hábitos comuns que utilizamos com frequência no nosso dia a dia e que, aos poucos, acabam se tornando um mal.

Desses motivos ou hábitos, como queira chamar, eu reconheço cinco, que são eles:

1° Não digitam mais

Você não precisa mais digitar para pesquisar algo ou para escrever uma mensagem. Basta usar o assistente de voz para transcrever o texto. Você pode usar esse assistente em diversos aplicativos: Google, Youtube, Whatsapp etc. Esse recurso acaba gerando um certo conforto, um ganho de tempo, pois não é mais preciso digitar palavra por palavra para fazer uma busca ou enviar uma simples mensagem. (É possível constatar que utilizando esse assistente você ganha produtividade, ou seja, não é mais preciso investir tempo digitando palavra por palavra.)

2° Utilizam IA para fazer pesquisa

Foi o tempo que para saber algo era preciso consultar um livro, ou melhor, pesquisar na internet. Atualmente, com a chegada das IA’s, basta usar um assistente de voz que ela entregará tudo bem mastigado. Por exemplo: caso você queira saber sobre a diferença de um celular para o outro, você não precisará mais entrar em um blog e procurar um artigo fazendo um review. Você só precisa digitar ou transcrever no Chat GPT e ele descreverá detalhe por detalhe de cada aparelho, elencando prós e contras, e no final ele apresentará uma nota deles. (Aqui o ganho é semelhante ao anterior, ganho de tempo. Porque vou ler um artigo inteiro de um blog se o Chat GPT me entregará tudo pronto?)

3° Assistem vídeos na velocidade 2x

Quem nunca acelerou um vídeo? O Youtube tem essa opção. Se você está impaciente e quer saber como um tutorial funciona, basta acelerar o vídeo para velocidade 2x. Muitos dizem que é ruim e que não tem como acompanhar. Acreditem, é possível, você acabará se acostumando com a velocidade de forma que entenderá tudo. Consegue imaginar como isso é nocivo para o nosso dia a dia? (Aqui nos acostumamos a ouvir as pessoas a falarem o dobro da velocidade normal…).

4° Escutam áudio na velocidade 2x

 Isso é muito parecido com o exemplo que citei acima sobre vídeos. Nos últimos anos, o WhatsApp trouxe essa opção. Portanto, você não precisa ficar 3 minutos com o celular no ouvido para ouvir um áudio longo, basta colocar na velocidade 2x que você conseguirá entender tudo pela metade do tempo. (Mesmo casa do exemplo anterior).

5° Opção de rolar nas redes sociais

Muitas pessoas ficam horas e horas rolando para cima vídeos no Tik Tok, Shorts, Reels, textos no Linkedin, X, Instagram etc. Eu acredito que esses hábitos acabam gerando gatilhos nocivos que afetam diretamente as interações sociais. Por exemplo: sensação de novidade em cada vídeo novo, ou seja, descobrir algo novo, e impaciência de assistir um vídeo até o final. (Aqui, imagina uma pessoa ter que esperar a outra terminar de falar um assunto, sendo que no dia a dia, ela está acostumada a trocar de vídeo todo momento.

Conclusão

Analisando esses tópicos citados acima, é possível perceber o porquê as pessoas estão ficando sem paciência com interações humanas. Muitas pessoas não querem mais ouvir o outro falar na velocidade 1x, mexer o rosto na velocidade 1x, e, além disso, ficam irritadas por não poderem trocar de assunto de forma instantânea igual fazem com os vídeos do Tik Tok.

Isso tudo que citei acima são recursos criados com o objetivo de facilitar a nossa vida e que podem acabar nos prejudicando no longo prazo. Esses motivos podem até não ser os principais causadores dessa ansiedade social, mas sem dúvida contribuem. A cultura da Aceleração é real, basta observarmos o nosso dia a dia.

E você? Assiste vídeos na velocidade 2x? Áudios? Notou alguma diferença no seu comportamento? Comenta embaixo…  

Ademais, acha que tem algo além desses que cause essa mudança de comportamento? Acha que existe causadores fora do mundo digital? Se sim, deixe aqui nos comentários a sua opinião.

Abraço!

Compartilhe
plugins premium WordPress
Rolar para cima

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuR.